Por Moz AO Minuto O Primeiro-Ministro do Senegal, Ousmane Sonko, realizou uma visita oficial de 48 horas a Ouagadougou, onde foi recebido ...
O Primeiro-Ministro do Senegal, Ousmane Sonko, realizou uma visita oficial de 48 horas a Ouagadougou, onde foi recebido pelo Presidente do Burkina Faso, Capitão Ibrahim Traoré. A reunião aconteceu na tarde de sexta-feira e teve como foco principal a cooperação frente à crise de segurança que afeta a região do Sahel.
Acompanhado pelo Primeiro-Ministro do Burkina Faso, Rimtalba Jean Emmanuel Ouédraogo, Sonko expressou, em nome do Presidente senegalês Bassirou Diomaye Diakhar Faye, total solidariedade ao povo burquinabê. “Estamos aqui para transmitir uma mensagem de apoio absoluto ao Presidente Traoré, ao seu governo e ao povo do Burkina Faso na luta contra o terrorismo que lhes foi imposto”, afirmou Sonko.
O líder senegalês alertou que o avanço do extremismo violento não se limitará às fronteiras de Burkina Faso, Mali e Níger. “Pensar que essa ameaça permanecerá contida é uma ilusão. Nenhum país da sub-região estará a salvo se não houver uma resposta conjunta”, disse ele, reforçando que o Senegal está aberto a colaborar de todas as formas possíveis.
Além da pauta de segurança, a visita de Sonko incluiu a participação na cerimônia de inauguração do Mausoléu Thomas Sankara. O evento celebra a memória de um dos maiores ícones do panafricanismo, cuja visão continua a inspirar movimentos patrióticos em todo o continente. “É uma honra participar da homenagem a um grande e digno filho da África”, destacou Sonko.
Nota informativa
COMMENTS