QUILOS EXCESSIVOS DEGRADAM A SAÚDE DE UMA MÃE

A mulher na imagem é uma mãe de filhos e munícipe da cidade de Matola, e era vendedora ambulante.  Mas a história mudou quando ela começou a...

A mulher na imagem é uma mãe de filhos e munícipe da cidade de Matola, e era vendedora ambulante. 

Mas a história mudou quando ela começou a ganhar pesos mortais e de vergonha nos anos anteriores. 
Com isso ela já não faz o que ela tanto almeja, alimentar os filhos. 

Ela conta que tem vindo a enfrentar vários desafios de vida nos últimos dias devido ao seu peso.



Em Moçambique, assim como em outros lugares, diversos fatores podem contribuir para o excesso de peso. Estes podem ser amplamente categorizados como:

Fatores de Estilo de Vida:

Dieta Não Saudável: Consumir alimentos ricos em calorias, gorduras não saudáveis e açúcares adicionados, como alimentos processados, fast food e bebidas açucaradas, contribui significativamente para o ganho de peso. Grandes porções também levam a uma maior ingestão de calorias.

Falta de Atividade Física: Um estilo de vida sedentário, com pouco ou nenhum exercício, significa que menos calorias são queimadas, levando ao armazenamento do excesso de energia como gordura.

Comportamento Sedentário: Passar muito tempo sentado, assistindo telas (TV, computadores, telefones) e outras atividades inativas reduz o gasto calórico.

Calorias Líquidas: Bebidas como álcool, refrigerantes açucarados e sumos de fruta podem contribuir com um número significativo de calorias sem proporcionar a mesma sensação de saciedade que os alimentos sólidos.

Hábitos Alimentares: Comer rapidamente, pular o pequeno-almoço (o que pode levar a comer demais mais tarde), comer distraído (por exemplo, assistindo TV) e comer por razões emocionais podem contribuir para o ganho de peso.

Ingestão Insuficiente de Água: Às vezes, a sede pode ser confundida com fome, levando a comer desnecessariamente. A água também é importante para o metabolismo.

Falta de Sono: Má qualidade e quantidade insuficiente de sono podem perturbar as hormonas que regulam o apetite, levando ao aumento da fome e desejos por alimentos ricos em calorias.

Stress: O stress crónico pode levar ao aumento dos níveis de cortisol, uma hormona que pode aumentar o apetite e promover o armazenamento de gordura, particularmente na região abdominal. Também pode desencadear desejos por alimentos reconfortantes.


Fatores Médicos e Biológicos:

Genética: Os genes podem influenciar a suscetibilidade de uma pessoa ao ganho de peso, afetando o metabolismo, o apetite e a distribuição da gordura corporal.

Idade: À medida que as pessoas envelhecem, o seu metabolismo tende a abrandar e a massa muscular pode diminuir, tornando mais fácil ganhar peso se os hábitos alimentares e de atividade não forem ajustados.

Alterações Hormonais:


Menopausa: A diminuição dos níveis de estrogénio pode levar ao ganho de peso, particularmente na região abdominal.

Gravidez: O ganho de peso é normal durante a gravidez, mas algumas mulheres têm dificuldade em perder o peso extra depois.

Distúrbios Hormonais: Condições como hipotiroidismo (tiroide hipoativa), síndrome de Cushing (excesso de cortisol) e síndrome dos ovários policísticos (SOP) podem causar ganho de peso.

Condições Médicas: Certas condições médicas, como insuficiência cardíaca, doença renal e depressão, podem levar ao ganho de peso, muitas vezes devido à retenção de líquidos ou alterações nos níveis de atividade e hábitos alimentares.

Medicações: Alguns medicamentos, incluindo corticosteroides, antidepressivos, anticonvulsivantes, medicamentos para a diabetes e alguns betabloqueadores, podem ter o ganho de peso como efeito colateral.

Fatores Socioeconómicos e Ambientais:

Acesso a Alimentos Saudáveis: O acesso limitado a opções de alimentos saudáveis e acessíveis, como frutas e vegetais frescos, pode dificultar a manutenção de uma dieta saudável.

Ambiente Construído: A falta de locais seguros para atividade física, como parques e passeios, pode desencorajar o exercício.

Marketing de Alimentos: O marketing agressivo de alimentos não saudáveis pode influenciar as escolhas alimentares.

Normas Sociais: Os hábitos alimentares e de atividade da família e dos amigos podem influenciar o peso de um indivíduo.

Fatores Económicos: O baixo estatuto socioeconómico pode, por vezes, estar ligado a um maior risco de obesidade devido a fatores como o acesso a alimentos saudáveis acessíveis e ambientes seguros para o exercício.

É importante reconhecer que o ganho de peso é muitas vezes resultado de uma combinação destes fatores. Se estiver preocupado com o seu peso, é aconselhável consultar um profissional de saúde para obter aconselhamento e orientação personalizados.

COMMENTS

Nome

Acidentes,1,ÁFRICA,1,Basquete,1,Ciclismo,1,Cinema,1,Clubes,1,Corrupção Pública,1,Cultura,3,Cultura e Lazer,1,Desporto,2,Direitos Humanos,1,Economia,3,Economia e Sociedade,1,EMPREGO,1,Espetaculos,1,Esporte,2,Eventos,1,Futebol,2,INFRAESTRUTURAS,1,infraestruturas e obras públicas,1,Internacional,3,Investigação,1,Justiça,1,JUVENTUDE,1,Lazer,1,Literatura,1,Má Gestão,1,MERCADOS DE TRABALHO,1,Musica,2,MÚSICA,1,Negócios,1,Palestras,1,Parques,1,Polícia e Sociedade,1,Política,15,Política e economia,2,Política e Finanças,1,Política e Justiça,1,Política e Religião,1,Política e Sociedade,13,Política e Tribunais,1,Religião,1,Saúde,1,Shows,2,Sociedade,8,SUCESSO NO TRABALHO,1,Tecnologia,1,Terrorismo,3,VIDA DE SUCESSO,1,Volei,1,
ltr
item
MOZ AO MINUTO: QUILOS EXCESSIVOS DEGRADAM A SAÚDE DE UMA MÃE
QUILOS EXCESSIVOS DEGRADAM A SAÚDE DE UMA MÃE
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXPPPlINl0BdzP_QkM84p2x0AN6g9rjjoTXtJQXjmf05-_w2AbUJ_4nz3Ug_pkY64AFVejN-pvvz9mKPEHD6ZTKC-uxQ6bbWmW6QNusquOKZZAhb2-fvwlJLt3mvCsOAA2PON680xnMaUXGah6juW_YaFdZ2PCg5OPA8BjInBmaYq3aylBkgdpR0fMH8wI/w400-h174/Screenshot_2025-04-28-18-00-16-923-edit_com.facebook.lite.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXPPPlINl0BdzP_QkM84p2x0AN6g9rjjoTXtJQXjmf05-_w2AbUJ_4nz3Ug_pkY64AFVejN-pvvz9mKPEHD6ZTKC-uxQ6bbWmW6QNusquOKZZAhb2-fvwlJLt3mvCsOAA2PON680xnMaUXGah6juW_YaFdZ2PCg5OPA8BjInBmaYq3aylBkgdpR0fMH8wI/s72-w400-c-h174/Screenshot_2025-04-28-18-00-16-923-edit_com.facebook.lite.jpg
MOZ AO MINUTO
https://mozaominuto.blogspot.com/2025/04/quilos-excessivos-degradam-saude-de-uma.html
https://mozaominuto.blogspot.com/
https://mozaominuto.blogspot.com/
https://mozaominuto.blogspot.com/2025/04/quilos-excessivos-degradam-saude-de-uma.html
true
5673542031969598985
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content