GOVERNO RENDE-SE E ANUNCIA PREÇOS BAIXOS PARA PORTAGENS

  As taxas pagas em portagens pela utilização das estradas concessionadas poderão reduzir nos próximos dias. O Governo informou recentemente...

 


As taxas pagas em portagens pela utilização das estradas concessionadas poderão reduzir nos próximos dias. O Governo informou recentemente num briefing semanal que foi feito um estudo para permitir a revisão das taxas de portagens.

Na semana finda, “Carta” soube de fonte segura que a proposta das taxas já foi elaborada e em breve será submetida ao Governo para a análise e aprovação. Não revelou as taxas de portagens propostas. Actualmente, as taxas variam de 40 a 1.800 Meticais por veículo, facto que tem causado uma onda de contestação dos utentes, que desde Novembro de 2024 negam-se a pagar, sobretudo na Área Metropolitana do Grande Maputo.

Em manifestações pós-eleitorais, dezenas de portagens foram destruídas em quase todo país e, como consequência, há cerca de seis meses que a cobrança das taxas de portagens está suspensa.

Recentemente, a Rede Viária de Moçambique (REVIMO), uma das concessionárias mais contestadas do país, anunciou que iria retomar a cobrança de tarifas dos veículos nas suas infra-estruturas. Mas, a decisão ainda não teve efeito, pois, houve uma iminente revolta dos automobilistas em retomar a destruição das infra-estruturas, imediatamente após ao anúncio da REVIMO.

A destruição dos postos de portagem sob gestão directa do Fundo de Estradas, por exemplo, baixou significativamente o volume de receitas arrecadadas para o financiamento de obras de manutenção de estradas em diversos pontos do país. Antes da destruição, a receita média diária do Fundo de Estradas, FP, nas 23 portagens instaladas em todo o território nacional, sob sua gestão, era de 4,06 milhões de Meticais.

Actualmente, o valor reduziu-se para 1,32 milhões de Meticais, representando uma queda de 67%. A situação deve-se a paralisação de 13 postos de portagem devido a danos diversos, sendo que deste universo de infra-estruturas sete só poderão retomar as operações após obras de reabilitação de vulto, tendo em conta o nível de destruição infringida pelos manifestantes, que incluiu incêndio de cabines de cobrança e dos edifícios de apoio.

Em seu site, o Fundo de Estradas aponta que os postos de portagem que mais sofreram os efeitos das manifestações são os de Nhacundela, Malova e Mapinhane, na Província de Inhambane; Licungo e Lugela, na Zambézia; e Namina e Ligonha, em Nampula, inseridas no Programa Auto-Sustentado de Manutenção de Estradas (PROASME), aprovado pelo Governo em 2020.

Fonte: Carta 


O QUE É REVIMO? ENTENDA

  A Rede Viária de Moçambique, SA., abreviadamente designada por REVIMO, SA., é uma sociedade anónima, moçambicana, de direito privado, com sede em Maputo, que tem por objecto principal a construção, conservação e exploração, sob sistema de portagens, de estradas e pontes e suas infra-estruturas conexas, construídas ou por construir. A sociedade poderá igualmente desenvolver, participar e explorar outras áreas de interesse e de rentabilização da sua operação.

O Conselho de Ministros aprovou a concessão, à REVIMO, S.A., através dos Decretos:

Nº 93/2019, de 17 de Dezembro, as estradas N6: Beira-Machipanda; a Circular de Maputo, incluindo a extensão da estrada Marracuene-Macaneta; a Ponte Maputo-KaTembe e respectivas Estradas de Ligação; e
Nº 46/2021, de 15 de Junho, as Estradas R453:Macia - Praia do Bilene; N101:Macia - Chókwè e R448:Chókwè - Macarretane, na província de Gaza.

COMMENTS

Nome

Acidentes,1,ÁFRICA,1,Basquete,1,Ciclismo,1,Cinema,1,Clubes,1,Corrupção Pública,1,Cultura,3,Cultura e Lazer,1,Desporto,2,Direitos Humanos,1,Economia,3,Economia e Sociedade,1,EMPREGO,1,Espetaculos,1,Esporte,2,Eventos,1,Futebol,2,INFRAESTRUTURAS,1,infraestruturas e obras públicas,1,Internacional,3,Investigação,1,Justiça,1,JUVENTUDE,1,Lazer,1,Literatura,1,Má Gestão,1,MERCADOS DE TRABALHO,1,Musica,2,MÚSICA,1,Negócios,1,Palestras,1,Parques,1,Polícia e Sociedade,1,Política,15,Política e economia,2,Política e Finanças,1,Política e Justiça,1,Política e Religião,1,Política e Sociedade,13,Política e Tribunais,1,Religião,1,Saúde,1,Shows,2,Sociedade,8,SUCESSO NO TRABALHO,1,Tecnologia,1,Terrorismo,3,VIDA DE SUCESSO,1,Volei,1,
ltr
item
MOZ AO MINUTO: GOVERNO RENDE-SE E ANUNCIA PREÇOS BAIXOS PARA PORTAGENS
GOVERNO RENDE-SE E ANUNCIA PREÇOS BAIXOS PARA PORTAGENS
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg01yItr8P9qxmW_Tt43VL1KADQ2VozBJSxs3LMXu2ARpAG392JkRJ6vqCbHZjKtuxZQrwJCQmSdSIbJ2dXQ5SGkAMRBYLNNxSdjNHQTCmQbT30jRXdB6YnQfRel2UdsDPioeth49FvQSwGjGSlqkJqB1FIpp4GeIYx6NInuZcJvh_LpPlcFq87IekATvtn/w640-h288/revimo.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg01yItr8P9qxmW_Tt43VL1KADQ2VozBJSxs3LMXu2ARpAG392JkRJ6vqCbHZjKtuxZQrwJCQmSdSIbJ2dXQ5SGkAMRBYLNNxSdjNHQTCmQbT30jRXdB6YnQfRel2UdsDPioeth49FvQSwGjGSlqkJqB1FIpp4GeIYx6NInuZcJvh_LpPlcFq87IekATvtn/s72-w640-c-h288/revimo.jpg
MOZ AO MINUTO
https://mozaominuto.blogspot.com/2025/04/precos-baixos-para-portagens.html
https://mozaominuto.blogspot.com/
https://mozaominuto.blogspot.com/
https://mozaominuto.blogspot.com/2025/04/precos-baixos-para-portagens.html
true
5673542031969598985
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content