Mais de 60 homens que se identificam como Naparamas rendem-se às autoridades em Nampula Em Moçambique, 63 homens que afirmam pertencer ao gr...
Em Moçambique, 63 homens que afirmam pertencer ao grupo dos Naparamas ━ que actua no Posto Administrativo de Mutuali, província de Nampula ━ renderam-se esta segunda-feira (28.04) às autoridades. Pediram desculpas e apelaram a medidas concretas para impulsionar o desenvolvimento das suas comunidades. A rendição ocorre uma semana após confrontos com as Forças de Defesa e Segurança, que resultaram na morte de cinco elementos do grupo, segundo a polícia.
O acto foi testemunhado pelo governador de Nampula, Eduardo Abdula, que solicitou que os instrumentos entregues pelos rendidos sejam usados para a produção agrícola. O governo apelou ainda à colaboração dos supostos membros do grupo paramilitar na preservação da paz.
Fonte: DW ÁFRICA
O O QUE É OU QUEM SÃO NAPARAMAS?
Historicamente, Em 1989, Moçambique era um país destruído por uma guerra civil que se prolongava desde há dez anos. De uma guerrilha que pouco mais era do que uma das unidades tácticas do exército rodesiano, os rebeldes da Renamo, com o apoio ostensivo (e depois camuflado) da África do Sul, cresceram militarmente até conseguirem desafiar taco-a-taco, embora de uma forma negativa e destrutiva, o exercício da autoridade do Estado moçambicano que era representado nesses tempos pelo partido único, a Frelimo. É neste ambiente, em que a autoridade governamental colapsa e onde não se conseguem assegurar às populações sequer as mais elementares condições de segurança, intercalado entre as duas facções em guerra, que surge em Moçambique um curioso, hoje esquecido, movimento popular que veio a adquirir a designação de Naparama.



COMMENTS